Manifesto

Manifesto do Movimento

Boa Vista, Roraima, 29 de junho de 2012

O Movimento Puraké tem como objetivo favorecer a participação da sociedade no debate sobre o futuro de Roraima, através da divulgação de informações e da abertura de espaços para o diálogo, em busca de um futuro com justiça social, ambiental e econômica.

O Movimento Puraké considera que o crescimento econômico não pode ser alcançado a qualquer preço, que os recursos naturais são finitos e também pertencem aqueles que ainda estão por nascer, e que a geração de riqueza só faz sentido se for acompanhada de sua melhor distribuição.

O Movimento Puraké levanta bandeira em defesa do rio Branco, o maior patrimônio natural do povo de Roraima, artéria que drena quase toda a superfície do Estado, lembrando que a saúde deste rio, de seus afluentes e suas nascentes, é indispensável para o futuro de todo o seu povo, rural, urbano e indígena, e que suas águas e margens devem ser protegidas de toda a forma de agressão.

O Movimento Puraké reconhece que o Rio Branco é historicamente utilizado por pescadores e extrativistas, de forma sustentável, e que eles devem ter sua atividade econômica e seu modo de vida respeitados.

O Movimento Puraké chama atenção para o potencial turístico das praias do Rio Branco, um potencial ainda pouco explorado e que pode se tornar um nova alternativa de desenvolvimento.

O Movimento Puraké defende que a tomada de decisão sobre a construção de grandes obras em Roraima, deve ser uma responsabilidade compartilhada com toda a sociedade, através de um processo verdadeiramente participativo e bem informado, que favoreça a participação de todos os segmentos e reconheça o papel do conhecimento científico e tradicional.

O Movimento Puraké, finalmente, faz questão de lembrar que a contribuição do rio Branco para o rio Negro e o rio Amazonas, levando em conta o volume e a qualidade da água, a riqueza e a quantidade de peixes, é um valioso serviço ambiental que Roraima presta para o Brasil, e que ainda precisa ser reconhecido, divulgado e valorizado.

Um comentário em “Manifesto

  1. Boa tarde. Gostaria de obter maiores informações sobre o Movimento Purake, uma vez que pretendo realizar um estudo científico sobre esse assunto tão relevante e atual para os roraimenses. Certa de sua compreensão e colaboração, agradeço. Claudemes

Deixe um comentário